quarta-feira, 10 de outubro de 2012

postheadericon O preconceito


“A complexibilidade da real origem dos preconceitos, é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo”                                                                                  (Valvim M. Dutra; cap.05 do livro Renasce Brasil).

É importante que haja a liberdade de expressão. Desde que esta não resulte em preconceitos maléficos e injustos. O  respeito ao semelhante deve prevalecer independente de etnia, sexualidade, conta bancária ou crença.
Se não houver punição para o preconceito, iremos alimentar o que temos de pior no ser humano, o seu ego. O ego do homem provoca nele uma sensação de altivez, capaz de diminuir e humilhar o seu próximo. Devemos aceitar o outro nas suas diferenças para que possamos ser aceitos e viver em harmônia. Se vivemos regidos por leis, e protegidos por direitos, entre eles o da igualdade não convem tratarmos o outro com inferioridade e distinção.
Menosprezar o seu igual, aviltá-lo e submetê-lo a vergonha é uma infração ao  Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “ Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em  relação as outras com espírito de fraternidade”. 
“ Essa cassada ao tiririca é mais que uma evidência comprovada do preconceito contra o povo nordestino”                                                                                           ( Donizete Arruda. Conexão Brasília-Ceará).

Negro, nordestino, palhaço e deputado, é demais para a tolerância de quem tem o preconceito correndo pelas veias. Eleito com mais de um milhão de votos, o que já seria suficiente para causar a indgnação de muitos, o humorista Francisco Everardo Oliveira Silva (tiririca), é alvo daqueles que são obstinados e algemados a própria intolerância. Tachado como ridículo, medonho, e analfabeto por muitos veículos da mídia, ele assumirá o poder e mostrará do que é capaz. O fato de tratar a competência de um indivíduo por sua origem, raça, ou profissão  espelha a significância do preconceito presente em toda sociedade brasileira, devemos e temos o direito de expressão mas, não podemos perder o respeito pelo próximo, sendo assim se houver o respeito não haverá o preconceito, pois onde existe um, não existe o outro.
Temos que fazer valer os nossos direitos, e não inibir nossa revolta diante de ações que provocam constrangimento e humilhação. Se a lei existe vamos  fazer com que ela não fique só no papel.
                                                                                                                                                   - Aline Venceslau

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

About Me

Letras PioDécimo
Ver meu perfil completo